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01/05/2010 - Manual do Paciente

 

Prezado (a) Leitor,

O Manual do Paciente da INTERMED HOME CARE tem como objetivo orientá-lo sobre nosso trabalho. Nossa empresa é formada por profissionais especializados e com larga experiência em Assistência Domiciliar à Saúde, preocupados com o paciente e  seus familiares, pois só assim teremos sucesso na execução dos nossos programas de Home Care. Procuramos capacitar e atualizar nossa  empresa e os nossos profissionais no que há de mais moderno na prestação de serviços em Home Care, pois a nossa busca é superar as expectativas dos pacientes e familiares que são atendidos pela INTERMED HOME CARE.


O QUE É ASSISTÊNCIA  DOMICILIAR Á SAÚDE – HOME CARE

É uma modalidade de cuidados á saúde que consiste em encaminhar para tratamento médico domiciliar, o paciente clinicamente estável que não mais necessita dos inúmeros serviços oferecidos pelos hospitais. Uma opção segura e eficiente oferecida aos pacientes com problemas de saúde, agudos ou crônicos, evitando assim os riscos do ambiente hospitalar e melhorando a qualidade de vida dos pacientes e familiares. O ambiente familiar reúne as condições físicas, afetivas e sociais que são de extrema importância para a recuperação do paciente.


QUANDO O PACIENTE DEVE UTILIZAR A INTERMED HOME CARE

Todas as vezes que o paciente necessitar de cuidados à sua saúde, deve sempre perguntar ao seu médico se o mesmo pode ser feito em regime de Home Care.
 

COMO O PACIENTE SOLICITA A INTERMED HOME CARE

As solicitações de avaliação para Home Care serão sempre feitas pelo convênio médico e/ou planos de saúde depois de constatada a indicação de cada caso. Os pacientes que não têm plano de saúde e/ou pacientes particulares deverão solicitar a avaliação para  Home Care diretamente a INTERMED HOME CARE após indicação do médico, que pode continuar acompanhando o paciente em casa, se assim desejar.
 

O QUE É AVALIAÇÃO PARA HOME CARE.

A Avaliação da INTERMED HOME CARE  é sempre feita inicialmente por um médico e um enfermeiro no local onde o paciente estiver. A INTERMED HOME CARE busca sempre avaliar o paciente e a família, onde é explicado o que é Home Care, seus objetivos, é eleita o pessoa do Cuidador e é elaborado um Programa de Cuidados Domiciliares à Saúde para cada paciente de maneira individual e personalizada. Havendo aceitação da família e autorização da pessoa pagadora é feita então a Capacitação do Domicílio.


O QUE É O CUIDADOR

O Cuidador é uma pessoa que coloca sempre a necessidade do paciente em primeiro lugar. Pode ser um familiar, um amigo próximo ou mesmo um funcionário que tenha  uma ligação afetiva com o paciente. O Cuidador será orientado pelos profissionais da INTERMED HOME CARE quanto às necessidades do paciente, para que o Programa de Cuidados Domiciliares à Saúde seja executado de maneira continuada, eficiente, segura e em harmonia com toda a família. O Cuidador e os familiares vão somar esforços importantes junto aos profissionais da INTERMED HOME CARE para recuperação e manutenção do estado de saúde do paciente.
 

O QUE É O PROGRAMA DE CUIDADOS DOMICILIARES À SAUDE

Quando um paciente vai ser atendido em regime Home Care é necessário que estabeleça: quais os cuidados que serão ministrados ao paciente, quais os equipamentos necessários, quais profissionais estarão envolvidos no atendimento, quais os medicamentos que serão fornecidos pela INTERMED HOME CARE, quais são as obrigações do Cuidador, o que será orientado ao Cuidador, qual será o tempo do programa. Enfim, tudo deverá estar explicito no Programa de Cuidados Domiciliares à Saúde para que a sua execução seja feita de forma harmônica, buscando sempre melhor qualidade de vida para pacientes e familiares.
 

O QUE É  CAPACITAÇÃO DO DOMICÍLIO

É disponibilizar no domicílio todos os recursos necessários para execução do Programa de Cuidados Domiciliares à Saúde. Esses recursos reúnem os medicamentos e materiais descartáveis, os equipamentos, recursos humanos, enfim, tudo que se fizer necessário para a recuperação do paciente. A Capacitação do Domicílio é feita conforme a necessidade clínica de cada paciente, pois o Programa de Cuidados Domiciliares á Saúde é Sempre individual e personalizada.
 

QUAIS OS MEDICAMENTOS E MATERIAIS QUE SERÃO FORNECIDOS PELA INTERMED HOME CARE

A INTERMED HOME CARE poderá fornecer todo e qualquer medicamento e/ou material que o paciente necessitar  e que esteja de acordo com o contrato de prestação de serviços entre a Intermed Home Care e a fonte pagadora (convênios, médicos, plano de saúde, pacientes particulares etc.) A Intermed Home Care não fornecerá medicamento e/ou material para pacientes que não estejam sob seus cuidados.
 

COMO E QUANDO SERÃO ENCAMINHADOS OS MATERIAIS E MEDICAMENTOS PARA O DOMICÍLIO

Os medicamentos e materiais serão acondicionados em kits que conterão os insumos diários para cada paciente. Os kits não devem ser abertos antes do dia que os mesmos se destinam. A Intermed Home Care tem como padronização entregar os medicamentos e materiais sempre a cada sete dias, quando serão retirados os ítens que não foram usados pelo paciente.
 

QUAIS OS PROFISSIONAIS DA INTERMED HOME CARE QUE VISITARÃO O PACIENTE

A INTERMED HOME CARE é constituída por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas com larga experiência em Home Care. Os profissionais visitarão o paciente conforme sua necessidade clínica. O número de visitas serão de acordo com a necessidade de cada paciente após ter sido definido pelos profissionais que estiverem cuidando do mesmo.
 

QUAL O HORÁRIO QUE OS PROFISSIONAIS DA INTERMED HOME CARE VISITARÃO O PACIENTE

As visitas dos profissionais serão realizadas sempre em horários combinados com o Cuidador e os familiares. É fundamental que as rotinas do domicílio sejam alteradas o mínimo possível, e que o Paciente, Cuidador e Familiares mantenham sua privacidade. Todas as visitas dos profissionais da INTERMED HOME CARE que não estejam agendadas serão previamente avisadas ao Cuidador e/ou Familiares.
 

E QUANDO O PACIENTE NECESSITAR DE ATENDIMENTO MÉDICO E EMERGÊNCIA OU URGÊNCIA

Havendo necessidade clínica definida pelo médico assistente no início do Programa de Assistência Domiciliar à Saúde, os pacientes terão direito a atendimento de urgência e emergência feito por ambulância UTI, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Familiares e/ou Cuidadores farão contato com o enfermeiro e/ou médicos da INTERMED HOME CARE que solicitará o atendimento.
 

COMO SÃO REALIZADOS OS EXAMES DOS PACIENTES EM HOME CARE

Havendo necessidade de exames, o mesmo solicitado pelo médico assistente através de relatório, a INTERMED HOME CARE providenciará junto ao convênio ou seguro saúde a liberação do mesmo. Na grande maioria dos exames as coletas serão feitas no domicílio sem que haja remoção do paciente. Quando o exame não puder ser realizado no domicílio, fica sob a responsabilidade da INTERMED HOME CARE marcar o exame, bem como levar o paciente para o local onde o mesmo será realizado, nos casos em que o paciente necessitar de remoção com ambulância.
 

COMO OS FAMILIARES E/OU CUIDADOR PODEM COLABORAR COM A EQUIPE INTERMED HOME CARE

A colaboração mais importante que os familiares podem dar é sem dúvida participar na execução dos cuidados que serão ministrados ao paciente. Além disso, existem algumas rotinas importantes que devem ser lembradas:

  1. Caso necessário, disponibilizar o telefone da residência aos profissionais da INTERMED HOME CARE somente para tratar de assuntos pertinentes ao paciente.
     
  2. As roupas do paciente, a roupa de cama e toalhas deverão ser entregues limpas ao profissional da INTERMED HOME CARE.
     
  3. A Família não é obrigada a fornecer alimentação aos profissionais da INTERMED HOME CARE.
     

O QUE É A OUVIDORIA DA INTERMED HOME CARE

A INTERMED HOME CARE é reconhecedora das individualidades pessoais de cada paciente e seus familiares, por isso estamos sempre dispostos a conversar sobre os nossos serviços através da nossa Ouvidoria. Nossa Ouvidoria também estará pesquisando periodicamente junto a pacientes, familiares e/ou cuidadores a satisfação com os nossos serviços.